Projeto viva a Carnaúba

Postado por Otávio Lendengue 14 dezembro, 2009


Objetivos
Dar oportunidade aos alunos  da Escola de Ensino Fundamental e Médio Cel. Luiz Felipe de participar de uma aula de campo para que possam ampliar seus conhecimentos a cerca da carnaubeira e acompanhar de perto, como se dar a extração do pó de carnaúba, acompanhando o passo a passo o trabalho árduo do produtor do pó de carnaúba, desde o corte das palhas, o transporte ao sequeiros, o estendedor das palhas para secar, o bater das palhas, a detenção do pó, sua transformação em cera e a colocação do produto no mercado comprador. Para que eles possam analisar e avaliar o trabalho desses lucros do sertão e a importância que a carnaúba exerce na vida de cada um.
Sensibilizar os alunos para a valorização dos estudos, mediante a observação do trabalhador rural em sua jornada de trabalho.





Disciplinas envolvidas:
G  Geografia: Caatinga, condições sócio econômicas, faixa etária, educação,renda e outros.
Português:leitura e produção de texto.
Arte: desenhos e cartazes.
Matemática: construção de gráficos e renda per capta.
História: história local da cidade de Granja e narração de história por antigo trabalhador.




Resultados
Ao tomarmos conhecimento através de pesquisas de que Granja já foi a primeira produtora mundial de cera de carnaúba nos deixou bastante orgulhosos. Segundo nossa história de Granja, dos finais do século XX, a cera de carnaúba foi a principal responsável pelo luxo, riqueza e ostentação da aristocracia granjense.
A aula de campo nos proporcionou um aprofundamento no conhecimento que já tínhamos a respeito da carnaúba como fonte de renda do nosso município, no entanto, não sabíamos nada de concreto com relação ao trabalho do “ peão” e a dureza que é o trabalho no carnaubal.
Após as aulas de campo que foram de grande aprendizado, o grupo está convicto de que a experiência foi riquíssima em termos de informações, propiciou sobretudo a valorização do estudo e acima de tudo, permitiu que todos pudessem entender melhor o modo de vida dos trabalhadores, seus anseios e suas necessidades. Defato foi uma experiência única para todos.

Progeto postado por Pedro Viana Madeira Neto para obtenção de nota no curso de especialização em Gestão Escolar - CAED

#Pense nisso