Projeto Lendo e Interagindo
Tema: Lendo e Interagindo
Período: Março e Abril
Área de conhecimento: Linguagens e códigos
Séries: 9º 2º e 3º anos
Escola: Coronel Luiz Felipe
I- Problematização
Ao ser constatado o baixo nível de aprendizagem dos alunos a nível local, detectamos a necessidade de um plano de ação que desperte o gosto pela leitura, e como resultado da mesma, que os alunos aprendam a ter uma boa interpretação e produção textual.
II- Justificativa
Vivendo uma escola democrática e participativa, onde o aluno é o protagonista da sua história, aprende fazendo é que nos preocupamos em despertar nos mesmos o hábito da leitura, interpretação e escrita, tendo como base os gêneros contos e crônicas, trabalhando o raciocínio lógico e motivando-os para a prática da leitura e escrita.
III- Objetivo geral
Que os alunos aprendam a se expressar, posicionando-se de maneira crítica, usando a coerência e coesão, tornando-se assim pessoas ativas e capazes de atingirem um nível de conhecimento adequado às necessidades atuais.
IV- Objetivos específicos
Despertar no aluno o prazer e o hábito de leitura;
Valorizar a ação crítica e cooperativa para a construção do conhecimento;
Produzir contos e crônicas diferenciando as características principais dos mesmos;
Desenvolver a linguagem oral e escrita adequada a diferentes situações, de forma coerente e coesa.
V- Metodologia
- Empréstimo de livros para leitura em sala e para casa;
- Trabalhar a interpretação dos textos;
- Inventar o final para o conto e crônicas;
- Criar novos personagens para o texto lido, fazendo as adaptações necessárias;
- Peças teatrais;
- Pesquisas de contos e crônicas interessantes na biblioteca, LEI e contos que ouviram alguém contar;
- Postar no ambiente os conhecimentos adquiridos ao lerem contos e crônicas;
- Selecionar e postar no ambiente virtual os melhores textos.
E muito bom que as escolas se preocupem com a leitura e a escrita dos alunos, principalmente os do ensino médio, que demonstram uma deficiencia gradativa a cada ano.